Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


quinta-feira, 19 de março de 2009

População acredita que professores desmotivados são principal problema da educação

18/03/2009
Para a maioria dos brasileiros, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda de forma lenta. E a raiz para os principais problemas do ensino público hoje está em professores desmotivados e mal pagos. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Ibope e do Movimento Todos Pela Educação divulgada hoje (16).Para quase 70% dos mais de 2 mil entrevistados, o ensino público no Brasil classifica-se como bom (34%) e regular (35%). Outros 13% acham que a educação está péssima e apenas 7% a consideram ótima.O estudo revela ainda que a população atribui grande peso aos professores no processo educacional. Para a maioria dos entrevistados (19%), o principal problema da educação no Brasil são professores desmotivados e mal pagos. Os docentes aparecem em três das cinco respostas mais citadas como deficiências centrais do ensino. Além de acreditar que os profissionais são mal remunerados, para 12% dos entrevistados faltam professores nas escolas e 11% acha que eles são desqualificados.Quase metade dos participantes da pesquisa aposta em uma boa remuneração salarial como o principal fator de motivação do trabalho do professor. Verificar que seus alunos estão apredendo foi citado como o segundo fator que mais motiva o exercício da profissão. Apenas 7% acredita que a motivação esteja ligada a bons recursos didáticos e 4% aposta no trabalho da Secretaria de Educação como fator decisivo no processo.Além de apontar o professor como peça-chave no processo educacional, o estudo revela que a população está preocupada com a violência nas escolas. A falta de segurança e a presença das drogas no ambiente escolar aparece como o segundo principal motivo (17%) para a má qualidade do ensino.Fonte: Agência Brasil

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