A greve dos professores da rede municipal de Natal rendeu mais uma vitória à categoria. É uma demonstração da justeza e importância desse legítimo e histórico instrumento de luta dos trabalhadores.
Mesmo não contando com uma adesão de 100%, como aliás já alcançamos esse patamar numa greve da rede municipal de Natal. Na greve de 2006 conquistamos mecanismo de reposição da inflação.
Mesmo com uma greve sem preparação mais umavez fomos vitoriosos. E preparar não é só anunciar que vai fazer greve. É fazer debates anteriores envolvendo toda a comunidade escolar. Reunir os representantes de escolas para planejar a greve a partir das ricas sugestões da base. Fazer um levantamento da disposição da escola em aderir à greve e fazer um trabalho especial onde há resistência. Os professores da base que participaram da caravana nas escolas consideraram a experiência bastante positiva. E se esse trabalho tivesse sido feito anteriormente?
Fomos vitoriosos mesmo com uma greve mal conduzida e mal planejada. Muitas atividades pulverizadas. É melhor concentrar esforços em algumas atividades de peso do que realizar várias esvaziadas que só levam a categoria ao desânimo.
Outra debilidade foi o não funcionamento do comando de greve. Esse é o espaço democrático no qual as lideranças sindicais e de base opinam e constroem o movimento conjuntamente. O espaço no qual os estudantes participam e apóiam a luta em defesa da educação.
É preciso extrair lições para cada vez mais fortalecer a luta dos trabalhadores e avançar nas conquistas. A educação ainda tem muito o que mudar.
Palavra de poeta: Vinícius de Moraes
Há 7 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário