Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


sexta-feira, 6 de março de 2009

AUDIÊNCIA DO MUNICÍPIO - PROFESSORES AGUADAM PROPOSTA CONCRETA

Estiveram presentes na audiência no dia 06 de março a diretoria do Sinte, base da educação infantil e do ensino fundamental como representantes dos professores. Representando a Prefeitura, o secretário de educação, as secretarias adjunta administrativa e planejamento da SME, o secretário municipal de planejamento, o chefe de gabinete da Prefeitura e vereadores representantes da Câmara Municipal.

Sobre os educadores infantis, o secretário de educação disse que a Procuradoria Geral do Município está estudando a proposta de inclusão no Plano de Carreira.

Sobre a reposição de 34% das perdas salariais, o secretário de planejamento afirmou que a Prefeitura não tem condições de atender as reivindicações de forma imediata.

Os representantes do sindicato argumentaram que a categoria em greve espera uma resposta concreta às suas reivindicações.

Após os debates, a secretaria de educação reafirmou sua posição de acenar positivamente pela inclusão dos educadores infantis e apresenta proposta de prazo para final de abril.

Vai estudar a possibilidade de apresentar proposta de reposição das perdas na próxima segunda dia nove de março em audiência indicada para 10 horas.

As educadoras infantis registraram um projeto realizado com crianças de quatro anos no qual editaram um livro e as crianças foram encaminhada preparadas para o ensino fundamental como demonstração da necessidade de valorização profissional para fazer a educação infantil avançar no caminho da melhoria da qualidade da educação.

O chefe de gabinete da Prefeitura a apresentou uma carta aberta assinada pela Prefeita de Natal Micarla de Sousa dizendo que a educação infantil é prioridade no seu governo.

Além do vale-transporte previsto para abril, garante o ensino superior a todos e todas através de parceria com a UNP e o “Kennedy”. Investimento dos educadores infantis através de cursos e seminários. A criação de uma comissão para avaliar a otimização da carga horária, a viabilidade da contratação de um monitor para ajudar nos cuidados com as crianças e o estudo da Lei 058 com o objetivo de incluir os educadores infantis. O Sinte reivindica a garantia da representação da entidade na comissão.

O Estado, representado pela gestão municipal de Natal, tem a responsabilidade de apresentar uma proposta concreta de reposição salarial para valorizar os professores municipais e terminar a greve justa e necessária.

Nenhum comentário: