Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


sexta-feira, 3 de abril de 2009

PCdoB APRESENTA PROGRAMA DE FORMAÇÃO TEÓRICA E POLÍTICA



“A concepção de conhecimento e de trabalho intelectual deriva da clássica formulação de Marx de que o labor de interpretar o mundo está intrinsecamente relacionado à necessidade e à tarefa histórica de transformá-lo.”
Adalberto Monteiro


A sessão estadual do PCdoB/RN, através do Comitê Municipal de Natal, apresenta uma programação de cursos oferecidos a militantes, dirigentes, lideranças, filiados e amigos do Partido no I semestre de 2009.

Estão programados os cursos sobre o Estatuto e os Valores Comunistas de Hoje no dia 04 de abril de 08h30 às 13 horas, o Curso Básico em Vídeo para a área sindical dia18 de abril de 08h30 às 17 horas, o 2º curso do nível I – Noções sobre marxismo e leninismo – 1ª parte dias 25 e 26 de abril de 08h30 às 17 horas e o 2º curso do nível I – Noções sobre o marxismo e leninismo – 2ª parte dias 02 e 03 de maio de 08h3o ás 17 horas.

A Escola Nacional de Formação do PCdoB é o instrumento de formação teórica e política dos militantes e filiados do Partido Comunista do Brasil. O seu objetivo é construir a consciência socialista, a capacitação teórica, política e ideológica de militantes e quadros para adquirir clareza, determinação e conseqüência na luta contra o capitalismo e abrir caminho ao socialismo.
Elevar a qualidade do nível de intervenção dos comunistas para participar dos debates do 12º Congresso do PCdoB a ser realizado no II semestre de 2009 e enfrentar os desafios da luta social, política e ideológica nas diversas frentes de atuação partidária.

O Curso de nível I é composto pelo 1º Curso Básico em Vídeo – CBV e o 2º Curso Noções de Marxismo e Leninismo. Participar do CBV é pré-requisito para participar do 2º curso de nível I e do Curso de Nível II para quadros. O curso de nível I Trabalha com noções gerais, preparando os militantes para o estudo da sociedade e da luta por sua transformação, a partir das características da sociedade brasileira atual e de traços marcantes de sua história. Discute aspectos da exploração capitalista e de sua superação pelo socialismo. Apresenta as linhas gerais da concepção, da estruturação e dos desafios do PCdoB para a realização de seu projeto político, expresso no Programa Socialista.

O Curso de nível II Trabalha com conceitos básicos do marxismo-leninismo, preparando os militantes para o estudo da sociedade, particularmente a brasileira. Introduz elementos das três partes constitutivas do marxismo (a filosofia, a economia política e a teoria do socialismo) e das contribuições de Lênin, no campo teórico e na luta revolucionária. Desenvolve a compreensão sobre a tática, a estratégia, o programa e a política de organização do PCdoB.

Nenhum comentário: