Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


sábado, 18 de abril de 2009

CTB QUER UNIÃO, RENOVAÇÃO E LUTA

João Oliveira: 18 de abril é um dia histórico e feliz

Plenária representativa

Socorro Freitas: partido é diferente de sindicato


Estudantes na luta da educação




Todos querem a vitória da democracia




A plenária da CTB educação ocorrida em 18 de abril defendeu união, renovação e luta para construir um sindicato voltado para a busca do ensino de qualidade e a valorização dos profissionais da educação com salários dignos, como prioridade do movimento dos trabalhadores em educação.


Foi avaliado que os professores e funcionários são categorias que vivem em constante luta por sobrevivência, condições de trabalho, democracia no interior da escola e na sociedade, salários justos... a forma como o sindicato conduz a luta e organização dos trabalhadores em educação pode atrasar e dificultar essa luta. O trabalho é a principal atividade do ser humano. Por isso, precisamos lutar por um sindicato que defenda com firmeza, autonomia e independência os direitos dos trabalhadores.


João Oliveira analisa que a gestão do Sinte 2006-2009 foi a pior da história. Tivemos poucas conquistas para a categoria. Assassinaram a democracia no sindicato. O congresso não foi realizado. A luta da CTB educação por campanhas salariais amplas, com a participação da sociedade e um trabalho social para a categoria foi negada. A coordenação da assembleia do dia 06 de abril decretou o fim da greve de forma unilateral.


O Brasil tem 180 milhões de habitantes e 48 milhões de estudantes. O número de analfabetos no Nordeste corresponde à população de Portugal. A educação tem um papel importante nesse contexto, diz Renier Luiz. "O sindicato representativo da educação tem mais responsabilidade ainda".


Nas eleições do Sinte 2009, a CTB buscará unidade com os que tem compromisso com um sindicalismo renovado, independente e com supremacia nos interesses principais da categoria e da educação.

Nenhum comentário: