Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


segunda-feira, 6 de abril de 2009

CTB defende liberdade e autonomia sindical

Os trabalhadores em educação da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -
defendem liberdade e autonomia sindical.

Repudiam a atitude oportunista e agressiva de ataque ao PCdoB pela dirigente cutista do Sinte.

O PCdoB é um partido honrado e respeitado pela sociedade aos 87 anos de lutas em defesa de valorização dos trabalhadores e de um Brasil desenvolvido, democrático, soberano e socialmente justo. Está na CTB, na categoria da educação e dos trabalhadores em geral juntamente com outros partidos e uma numerosa parcela de independentes. Em respeito a essa pluralidade dos trabalhadores em educação não respondemos aos ataques desesperados ao PCdoB em várias assembléias por entender que a categoria não quer saber de partidarização da luta. Quer debater assuntos de seu interesse como melhoria salarial, respeito à carreira e valorização profissional.

"Queremos nossas entidades livres e independentes dos patrões, governos, credos religiosos e partidos políticos na definição dos seus objetivos e campanhas e na luta pela transformação social. É fundamental que o reconhecimento de nossas entidades venha da representatividade efetiva e da confiança nelas depositadas pela base e pelo conjunto da classe trabalhadora. Não abriremos mão de direitos ou conquistas sociais arrancadas com muitas lutas ao longo da história. Lutaremos sempre para ampliar nossos direitos e melhorar a qualidade de vida de todo o povo brasileiro".

São os princípios da CTB. Os trabalhadores podem e devem pertencer a um partido político representativo da classe trabalhadora. Mas não podem confundir o sindicato com um braço do partido político. A CTB se propõe a ser ampla e unitária, por isso é uma honra receber trabalhadores de todos os partidos e religiões ou independentes.

É preciso aprender a conviver democraticamente com as diferenças e as divergências, com respeito e tolerância. A educação é representativa de professores, gestores, funcionários e aposentados de diferentes partidos, sem-partido, diferentes religiões, cores, gêneros... Todos merecem respeito.

Nenhum comentário: