Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cuba é livre de analfabetismo desde 1960

A palestra de Miriam Valdés Cabot sobre o modelo cubano de preparação de crianças para o aprendizado de leitura e escrita na educação infantil foi a exposição mais rica e interessante do Seminário Interncional da Undime. Debatendo a Alfabetização Com Especialistas Nacionais e Internacionais foi o tema do Seminário considerado por 100% dos participantes da avaliação como um evento que cumpriu o objetivo de contribuir com a construção da qualidade social da educação.

As palestras e debates sobre a forma como o Brasil deve tratar a alfabetização e as políticas educacionais da educação infantil demonstraram que a defesa da qualidade social da educação vem avançando no país, mas estão longe de serem concretizadas se comparadas aos reais avanços da educação cubana.

Cuba ficou livre de analfabetismo desde 1960 a partir de uma longa campanha de alfabetização. Nesses 50 anos todos adquirem a capacidade de ler e escrever. 99,7% das crianças e famílias são atendidas na educação infantil a partir do primeiro ano de idade. Isso porque a licença maternidade é de 1 ano, uma conquista recente.

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