A palestra de Miriam Valdés Cabot sobre o modelo cubano de preparação de crianças para o aprendizado de leitura e escrita na educação infantil foi a exposição mais rica e interessante do Seminário Interncional da Undime. Debatendo a Alfabetização Com Especialistas Nacionais e Internacionais foi o tema do Seminário considerado por 100% dos participantes da avaliação como um evento que cumpriu o objetivo de contribuir com a construção da qualidade social da educação.
As palestras e debates sobre a forma como o Brasil deve tratar a alfabetização e as políticas educacionais da educação infantil demonstraram que a defesa da qualidade social da educação vem avançando no país, mas estão longe de serem concretizadas se comparadas aos reais avanços da educação cubana.
Cuba ficou livre de analfabetismo desde 1960 a partir de uma longa campanha de alfabetização. Nesses 50 anos todos adquirem a capacidade de ler e escrever. 99,7% das crianças e famílias são atendidas na educação infantil a partir do primeiro ano de idade. Isso porque a licença maternidade é de 1 ano, uma conquista recente.
Palavra de poeta: Vinícius de Moraes
Há 6 horas
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