Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


domingo, 15 de fevereiro de 2009

POTIGUARES PARTICIPAM DE CURSO DE NÍVEL II DO PCdoB




A Escola Regional Nordeste II, sessão da Escola Nacional do PCdoB, realizou o CURSO DE NÍVEL II PARA QUADROS de 7 a 14 de fevereiro em Cauaia – CE. A turma foi intitulada "Patativa do Assaré".

Participaram do curso 11 membros do PCdoB potiguar entre dirigentes, jovens, sindicalistas e o vice prefeito de Touros. Os Estados de Piauí, Ceará e Maranhão também estavam presentes totalizando 49 participantes. A presidenta do comitê Municipal de Natal, Fafá Viana, participou como professora de filosofia e organizadora do curso.


José Reinaldo de Carvalho, Secretário de Relações internacionais do PCdoB, ministrou a aula inaugural do curso. Para ele, não há saída para a crise nos marcos do capitalismo. A crise é econômica, financeira, alimentar, ambiental e energética. “A população mundial não pode pagar a conta dessa crise. Os governos atiram no povo através do desemprego, arrocho salarial, carestia, corte de investimentos públicos, a responsabilidade de arcar com os seus prejuízos. Temos que arregaçar as mangas e, na prática, lutar para reverter esse cenário. Temos que lutar e apresentar perspectivas. A alternativa é o socialismo.

O Curso Nacional Para Quadros aborda os conceitos básicos do marxismo-leninismo. Tem como principal objetivo desenvolver a formação de quadros dirigentes do PCdoB. O curso estudou os fundamentos filosóficos e científicos do marxismo-leninismo, a dinâmica do modo de produção capitalista, o socialismo como necessidade histórica e a concepção, história e lutas do Partido Comunista do Brasil.

Além de elevar o nível teórico e político, o curso contribuiu para aumentar a convicção de construir nos Estados a Escola e a política de formação de quadros.

A delegação potiguar avaliou como positiva a participação no curso de formação que com certeza irá contribuir para elevar a atuação nas frentes institucional, nos movimentos sociais e na luta de idéias.

O capitalismo é crise, guerra, instabilidade, desemprego, violência e deterioração da vida dos trabalhadores. A nossa tarefa é mostrar a viabilidade do socialismo.

Nenhum comentário: