Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

POESIA DE MERY MEDEIROS



IPARANA

ESTOU DIANTE DO SEU MAR
NA IMENSIDÃO DA NOITE CLARA
O SEU PLÁCIDO SILÊNCIO NOS FAZ REFLETIR
PARA REVELAR O NOSSO AMOR À VIDA
E A BELEZA ACARICIANTE DO SEU SUAVE MURMÚRIO

AS NOSSAS FORÇAS DE REPENTE SE REFAZEM
DIANTE DO DESLUMBRAMENTO RADIANTE
DESTE DENÁRIO

É O MAR, QUE ÀS VEZES CALMO
NA SUA PLACIDEZ CRISTALINA
SE AGIGANTA NA SÚBITA
E INESPERADA IRA DOS DESEJOS
ADORMECIDOS E INCONTIDOS
NA EXPLOSÃO DE VOZES SUFOCADS PELAS ALGAS

IPARANA - CE

Secretário apresenta proposta de implantação de letras e níveis

O Sinte participou de audiência com o secretário de Educação do Estado, Rui Pereira, em 19 de fevereiro de 2009. A SEEC apresentou a proposta de implantação das letras já publicadas em abril e maio de 2009 e o retroativo das letras em 24 vezes de janeiro de 2010 a dezembro de 2011.

Serão beneficiados 3.331 professores ativos e aposentados. Em relação aos processos de mudança de letra não publicados serão implantados a partir da avaliação de desempenho, com a reativação da Comissão de Gestão do Plano de Carreira. O Sinte defende que sejam implantadas todas as promoções anteriores ao Plano de Carreira.

As promoções verticais serão publicadas e pagas também em abril e maio. Serão beneficiados 7.303 professores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

POESIA

“Há quem diga que todas as noites são de sonhos.Mas há também quem garanta que nem todas... só as de verão. Mas, no fundo, isso não tem muita importância.O que interessa mesmo não são as noites em si, mas os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre,em todos os lugares em todas as épocas do ano,
dormindo ou acordado”.

Shakespeare

domingo, 15 de fevereiro de 2009

POTIGUARES PARTICIPAM DE CURSO DE NÍVEL II DO PCdoB




A Escola Regional Nordeste II, sessão da Escola Nacional do PCdoB, realizou o CURSO DE NÍVEL II PARA QUADROS de 7 a 14 de fevereiro em Cauaia – CE. A turma foi intitulada "Patativa do Assaré".

Participaram do curso 11 membros do PCdoB potiguar entre dirigentes, jovens, sindicalistas e o vice prefeito de Touros. Os Estados de Piauí, Ceará e Maranhão também estavam presentes totalizando 49 participantes. A presidenta do comitê Municipal de Natal, Fafá Viana, participou como professora de filosofia e organizadora do curso.


José Reinaldo de Carvalho, Secretário de Relações internacionais do PCdoB, ministrou a aula inaugural do curso. Para ele, não há saída para a crise nos marcos do capitalismo. A crise é econômica, financeira, alimentar, ambiental e energética. “A população mundial não pode pagar a conta dessa crise. Os governos atiram no povo através do desemprego, arrocho salarial, carestia, corte de investimentos públicos, a responsabilidade de arcar com os seus prejuízos. Temos que arregaçar as mangas e, na prática, lutar para reverter esse cenário. Temos que lutar e apresentar perspectivas. A alternativa é o socialismo.

O Curso Nacional Para Quadros aborda os conceitos básicos do marxismo-leninismo. Tem como principal objetivo desenvolver a formação de quadros dirigentes do PCdoB. O curso estudou os fundamentos filosóficos e científicos do marxismo-leninismo, a dinâmica do modo de produção capitalista, o socialismo como necessidade histórica e a concepção, história e lutas do Partido Comunista do Brasil.

Além de elevar o nível teórico e político, o curso contribuiu para aumentar a convicção de construir nos Estados a Escola e a política de formação de quadros.

A delegação potiguar avaliou como positiva a participação no curso de formação que com certeza irá contribuir para elevar a atuação nas frentes institucional, nos movimentos sociais e na luta de idéias.

O capitalismo é crise, guerra, instabilidade, desemprego, violência e deterioração da vida dos trabalhadores. A nossa tarefa é mostrar a viabilidade do socialismo.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ASSEMBLÉIA ADIA INDICATIVO DE GREVE PARA 2 DE MARÇO

Reunidos em assembléia no dia 9 de fevereiro, os professores municipais remeteram o indicativo de greve para o dia 2 de março. Nesse dia serão realizadas as assembléias do Estado pela manhã e do município à tarde.
A Regional de Caicó manteve a assembléia para 10 de fevereiro por julgar importante o debate democrático sobre a organização do indicativo de greve do Estado.
A assembléia aprovou também a pauta de reivindicações tendo como pontos prioritários a reposição de 34% das perdas salariais articulada com o Piso Nacional, a inclusão dos educadores infantis no Plano de Carreira do Magistério e a instalação da mesa permanente de negociações.
Para os classistas ligados à CTB, é um equívoco articular a reposição de perdas com o Piso Nacional porque pela Lei o valor do piso é proporcional à carga horária.
No dia 11 de fevereiro haverá uma audiência pública na Câmara sobre os educadores infantis.
A preparação da greve deve ser debatida nas escolas com a participação de toda a comunidade escolar.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS TÊM MOTIVOS DE SOBRA PARA DEFLAGRAR GREVE

A assembléia geral dos trabalhadores em educação do Estado e Município está marcada para 09 de fevereiro, segunda-feira. Será às 08 horas no Churchill. Decidirá pela deflagração da greve geral das duas redes.
A categoria tem motivos de sobra para não iniciar o ano letivo. No Estado, houve uma complementação irrisória do valor equivalente ao piso de 30 horas em 2009. Isso para quem está em início de carreira. Os professores têm um Plano de Carreira, mas não tem carreira. Há anos não tem promoção.
E o Secretário de Educação do Estado diz que está cumprindo a lei implementando o Piso Salarial no Estado. Além de não pagar as promoções devidas, desrespeita o Plano de Carreira quando não aplica o percentual entre as letras e os níveis, a carreira.
E os funcionários não têm salários dignos nem carreira. Iniciam e terminam a vida profissional com o mesmo salário ínfimo.
É uma vergonha! Total desrespeito ao magistério e aos funcionários da educação. O Governo Vilma deu às costas à educação do Rio Grande do Norte.
Na rede municipal de Natal, os professores têm a carreira assegurada e o mecanismo de repasse da inflação, fruto da força da categoria demonstrada através de muita luta e inclusive da última greve. Mas o salário está muito defasado. As perdas salariais estão em 34%, mas a Prefeitura está oferecendo apenas 5%. Insignificante, diante do valor que os profissionais da educação têm para a sociedade. Os professores de Natal merecem remuneração digna.
Ainda mais, os educadores infantis não são reconhecidos como professores nem fazem parte do Plano de Carreira do Magistério. Não existe justificativa lógica para essa situação. Uma incoerência.
Mas é lamentável que não tenha havido preparação suficiente da greve na comunidade escolar. Nem o Congresso previsto no Estatuto do sindicato. As ações não podem ficar centralizadas. Para fazer uma greve forte e vitoriosa é necessário unidade, firmeza e participação.
E apoio da sociedade por que a educação é interesse de todos.