Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


sábado, 24 de janeiro de 2009

Secretário municipal confirma 12% no salário de abril

Em audiência do Sinte com o Secretário municipal de educação de Natal, Professor Elias Nunes, em 23 de janeiro de 2009, foi confirmado a reposição de 5% das perdas salariais e o mecanismo de reposição de cerca de 7% da inflação aos professores, para entrar em vigor a partir de abril de 2009. Aos educadores infantis será concedido apenas a correção de 7% da inflação.
A categoria decidiu em assembléia lutar pela reposição de 34% para corrigir a enorme defasagem salarial de perdas desde1995, segundo o Dieese. A assembléia da categoria está prevista para 9 de fevereiro, onde decidirá pelo indicativo de greve.
A mesa permanente de negociação paritária reivindicada pela categoria será constituída a partir da próxima semana para debater a reposição de 34% e a inserção dos educadores infantis no Plano de Carreira do Magistério Municipal, inicialmente.
Será pago em janeiro a promoção de 525 professores aprovados na avaliação de desempenho de 2008. Também foi negociada a concessão do vale transporte aos educadores infantis, embora sem prazo de implementação. Terá que ser enviado à Câmara de Vereadores Projeto de Lei para alterar a Lei 3375/85 e estender o benefício aos educadores infantis.
Sobre o piso salarial, o secretário alegou que Natal já paga o Piso previsto em lei, já que o professor NE 1 (nível médio) com 40 horas semanais tem salário de R$ 1318,78 e o piso é de R$950,00.

Nenhum comentário: