Maior desafio: a luta em defesa do piso salarial



Educação e desenvolvimento precisam ser prioridades de forma concreta

Tecendo a manhã
João Cabral de Melo Neto

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanha, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã), que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, ele eleva por si: luz do balão.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Professores de escolas municipais retomam greve

Os professores do ensino fundamental e infantil decidiram pela retomada da greve suspensa em 2009. Na época, as principais reivindicações eram a reposição salarial de 29% e a inclusão dos educadores infantis no Plano de Carreira, Cargo e Salários, Lei 058/2005.

A Prefeita enviou um documento se comprometendo em repor as perdas salariais e incluir os educadores infantis no Plano de Carreira. Mas ela não concedeu a reposição e está encaminhando um plano de carreira dos educadores infantis, mantendo a exaustiva carga horária de 40 horas semanais.

Em 2010 a situação se agravou: os professores reivindicam reposição de 29% das perdas salariais, pagamento de atrasados - mudança de letra e de nível, carga suplementar, vales-tranporte dos educadores infantis, repasse de recursos financeiros para manutenção das escolas e da alimentação escolar (merenda), entre outros. Outros pontos importantes de reividicação são carga horária de 30 horas para os professores da educação infantil e a manutenção das eleições diretas para diretores de escolas. A gestão democrática é um elemento imprescidível na construção de um ensino de qualidade.

A construção da educação de qualidade requer valorização profissional com salários dignos, condições de trabalho e formação continuada. Um ensino público de qualidade é necessidade de professores, pais, mães, estudantes e toda a sociedade.

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